INCC 2020: Índice, Cálculo, Valor, Tipos de INCC

O INCC 2020 é um dos índices mais importantes dentro do mercado financeiro. Devido a essa importância, é tudo sobre esse índice que você vai encontrar neste post. Explicaremos tudo para você sobre o INCC 2020 como, por exemplo, sua função e também como é realizado o seu cálculo. Além disso, também mostraremos a tabela com os valores desse índice que foram acumulados até o momento. Sendo assim, se você quer acompanhar todas essas informações e muito mais, continue lendo esse post!

Visto que o INCC 2020 é um importante índice para se avaliar o custo de construções habitacionais no Brasil, é mais do que importante que você saiba como ele funciona. Por isso, continue aqui se você quer ficar por dentro de todas as informações mais relevantes e essenciais sobre esse índice. Vem conferir tudo conosco!

Confira também outras matérias sobre outros índices importantes, como o IGPM:

INCC 2020

O INCC nada mais é do que a abreviação para o Índice Nacional de Custo da Construção. Ele tem como função medir a variação do custo dos insumos utilizados em construções habitacionais e seu calculo é realizado mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O seu valor é de muita importância para quem está buscando um novo imóvel, isso devido ao fato de que, esse valor influencia diretamente na parcela dos financiamento de imóveis.

A apuração da Fundação Getúlio Vargas abrange todo o conjunto da construção, como, materiais e equipamentos, serviços e mão-de-obra da construção. Hoje em dia, a FGV realiza a coleta desses dados em sete importantes capitais Brasileiras. São elas:

  • São Paulo
  • Rio de Janeiro
  • Belo Horizonte
  • Salvador
  • Recife
  • Porto Alegre
  • Brasília

Dito isso e mais um pouco, se você quer conferir como será realizado o cálculo do INCC 2020, continue lendo esse post.

Calculo do INCC

O calculo do INCC 2020 será realizado através de um média ponderada dos dados coletados nas sete capitais analisadas. Como dito anteriormente, ele levará em conta a variação dos preços de materiais, equipamentos, serviços e mão de obra. Sendo assim, a FGV obtém todos os dados a partir de orçamentos analíticos de empresas de engenharia civil e realiza esse cálculo.

Após a coleta de dados, o custo de materiais será dividido em três grupos, e assim será realizado uma combinação das variações de preços com um sistema de pesos e médias ponderadas. Confira agora mesmo quais são os grupos:

  • Estruturais
  • Instalações
  • Acabamentos.

Tipos de INCC

Você poderá encontrar no mercado três tipos de INCC, são eles: o M, o DI e o 10. A função de todos eles é a mesma, sendo assim, todos calculam a variação de insumos utilizados em construções habitacionais.

Você deve estar se perguntando: “Então, qual a diferença entre esses índices?”. A única diferença entre eles é período de coleta dos dados. Sendo que os dados para o INCC-M são coletados entre o dia 21 do mês anterior e o dia 20 do mês atual. Já os dados para a coleta do INCC-DI ocorrem entre o primeiro e o último dia do mês em questão. Além disso, para o valor do INCC-10 os dados são coletados do dia 11 do mês anterior até o dia 10 do mês em questão.

Sendo assim, se você ainda tiver qualquer dúvida em relação ao INCC 2020, comente!

2 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *