IGPM OUTUBRO 2020: Índice, Cálculo, Investimentos, INPC

O IGPM outubro 2020 trata-se de um dos principais indicadores de inflação do Brasil. Seu valor ainda não foi divulgado, e está previsto para ser anunciado entre o final do mês de outubro e o começo do mês de novembro de 2020. Ele será muito importante para todas as pessoas que acompanham a economia do país. Sendo assim, visto sua importância, é tudo sobre esse índice que falaremos mais aqui neste post.

Se você quer saber tudo sobre o IGPM outubro 2020 e muito mais, continue lendo esse post. Explicaremos sobre como ele é calculado e também sobre os investimentos realizados a partir dele. Além disso, falaremos mais sobre o INPC e muito mais. Não fique de fora, continue conosco!

Confira também outras matérias sobre o IGPM:

IGPM outubro 2020

O IGPM é uma sigla que se refere ao Índice Geral de Preços do Mercado. Ele é um termômetro da economia brasileira cujo objetivo é apontar a oscilação dos preços dentro de determinado período. Sendo assim, se os preços estiverem em alta, o IGPM subirá, se estiverem em queda, ele cairá, refletindo o cenário macroeconômico do país.

O Índice Geral de Preços do Mercado trata-se de uma estatística produzida pela Fundação Getúlio Vargas e que compõe as ferramentas que determinam os índices de inflação. Sendo assim, o valor do IGPM outubro 2020 será muito importante para se observar como anda a inflação no país durante esse mês. Se você quiser ficar por dentro desse assunto, continue lendo o post até o final.

Cálculo IGPM outubro 2020

O IGPM pode ser calculado pela média aritmética ponderada de outros três índices:

  • Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA): 60%
  • Índice de Preços ao Consumidor (IPC): 30%
  • Índice Nacional de Custo da Construção (INCC): 10%

Como o IGPM afeta a sua vida?

O IGPM passou a ser utilizado como referência para tomada de decisões em diversos setores da economia e ganhou popularidade por ser conhecido como a “inflação do aluguel”. Isso porque ele serve como base para reajustes de contratos para serviços de telefonia, energia elétrica, alguns planos de saúde e, principalmente, do aluguel.

Sendo assim, se o IGPM outubro 2020 estiver elevado, você possivelmente sofrerá um aumento no valor dos contratos que se encerraram esse mês. Por isso, é importante ficar atento ao valor que será divulgado não somente nesse mês, mas em todos os meses.

Quais investimentos estão relacionados ao IGPM?

Alguns investimentos adotam o Índice Geral de Preços do Mercado como parâmetro para a remuneração dos seus investidores. Outros investimentos que têm como base de remuneração o IGPM são aqueles atrelados ao mercado imobiliário, como por exemplo, a Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e dos Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs).

INPC x IGMP

O INPC é a sigla para Índice Nacional de Preços ao Consumidor e tem como objetivo evidenciar a variação dos preços no mercado varejista. Ele é medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e é utilizado desde 1979.

O INPC é recalculado de tempos em tempos para refletir os hábitos de consumo e o custo de vida de famílias com rendimentos de 1 a 5 salários mínimos, residentes de áreas urbanas.

Qualquer duvida, comente.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *