CÁLCULO IGPM 2020: IGPM, Cálculo, Índice, Tabelas

Neste post traremos mais informações sobre o Cálculo IGPM 2020. Assim sendo, passaremos todas as informações necessárias para você entender como é realizado o cálculo desse índice tão importante do mundo dos negócios e investimentos. Além disso, te explicaremos mais a respeito de outros índices também relevantes e importantes para esse nicho. Ficou curioso? Vem conosco!

Para se entender como é realizado o Cálculo IGPM 2020 é necessário, primeiramente, entender alguns conceitos e siglas. Mas não se preocupe, se você continuar lendo o post com muita atenção, será capaz de entender tudo.

Confira também:

O que é o IGPM?

O Índice Geral de Preços – Mercado, IGPM, age no Brasil monitorando a subida e descida de preços para a análise da inflação na economia. Assim, quanto mais alto for o preço dos itens que são monitorados comparados ao mês passado, maior será a inflação e vice-versa.

Outra finalidade do IGMP é o seu uso como indexador de grandes títulos de investimento como o Tesouro Direto. O sistema emissor de títulos públicos federais, criou uma modalidade de investimento que segue precisamente esse índice.

O responsável por realizar o Cálculo IGPM 2020 é a Fundação Getúlio Vargas. Ela utiliza como base três principais índices para conseguir chegar no valor do IGPM a cada mês. São eles o IPA, IPC e o INCC. Não sabe do que se tratam? Não se preocupe, continue lendo esse post que te explicaremos tudo!

Índice IPA

O Índice IPA se refere ao Índice de Preços por Atacado. Ele é responsável por monitorar a indústria atacadista e os valores dos preços no varejo. Sendo assim, é o principal indicador da evolução dos preços no setor atacadista brasileiro e o índice que representa a venda de produtos em nível de produtor.

Índice IPC

O Índice IPC, Índice de Preços ao Consumidor, diz respeito ao poder de compra do consumidor em vários setores. Sendo assim, avalia o comportamento dos preços nas áreas de alimentação, habitação, vestuário, educação, saúde, lazer e etc.

Esse é o mais tradicional indicador da evolução do custo de vida das famílias e um dos mais antigos do Brasil.

Índice INCC

O Índice INCC faz referência ao Índice Nacional de Custo da Construção de Mercado. Ele é responsável por medir o custo para construir uma moradia no país. Sendo assim, avalia o custo para se construir uma habitação no Brasil, incluindo materiais e mão de obra especializada. Ele também é calculado e divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Como é feito o Cálculo IGPM 2020?

O Cálculo IGPM 2020 é realizado através de uma média ponderada sobre esses três índices citados acima. Cada um deles possui um percentual diferente:

  • Índice de Preços por Atacado (IPA) – 60%
  • Índice de Preços ao Consumidor (IPC) – 30%
  • Índice Nacional de Custo da Construção de Mercado (INCC) –10%

Para se chegar ao valor final, a FGV calculará as variações de preço dentro desses três índices entre o dia 21 do mês anterior o e o dia 20 do mês de cálculo.

Qualquer duvida em relação ao tema, comente!

3 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *